PROJETO SOCIAL SOS ALEGRIA Reviewed by Momizat on . Uma das diferenças entre o ser humano os animais irracionais é que seu corpo biológico é envolvido, desde a infância, por uma rede de imagens e palavras, aprese Uma das diferenças entre o ser humano os animais irracionais é que seu corpo biológico é envolvido, desde a infância, por uma rede de imagens e palavras, aprese Rating:
Você está aqui:Home » Notícias » PROJETO SOCIAL SOS ALEGRIA

PROJETO SOCIAL SOS ALEGRIA

DSCF4204Uma das diferenças entre o ser humano os animais irracionais é que seu corpo biológico é envolvido, desde a infância, por uma rede de imagens e palavras, apresentadas primeiro pelos pais, pelos familiares e, em seguida, pela escola, pelo trabalho, enfim, por todas as relações sociais. É esse “banho” de imagem e de linguagem que vai moldando o desenvolvimento do corpo biológico, transformando-o em um ser humano, com um estilo de vida singular. Como somos dotados de linguagem, podemos construir redes de significados, que compartilhamos em maior ou menor intensidade com nossos semelhantes e que nos dão uma identidade cultural. Dessa forma, somos capazes de transformar imagens em escultura e pintura, sons em música e palavras, palavras em poesia e literatura, ignorância em religião, arte, saber e ciência. Somos capazes de produzir cultura e, a partir dela, intervir e modificar a natureza. Transformar doença em saúde, por exemplo.
Contudo a palavra pode fracassar e, quando a palavra fracassa, somos também capazes das maiores arbitrariedades. A destrutividade faz parte do humano e a história testemunha a que ponto pode chegar. O homem pode se tornar lobo do homem. Passamos a usar nosso conhecimento para aniquilar pessoas que consideramos diferentes de nós e que, por isso, percebemos como uma ameaça a ser eliminada. Essa destrutividade pode se manifestar em muitos níveis e intensidades, desde pequenos gestos cotidianos a atos de violência cruéis e definitivos.
Mas então, o que é humanizar? Humanizar é garantir à palavra a sua dignidade ética. Ou seja, para que o sentimento humano, as percepções de dor ou de prazer sejam humanizadas, é preciso que as palavras que o sujeito expressa sejam reconhecidas pelo outro. É preciso, ainda, que esse sujeito ouça do outro, palavras de seu reconhecimento. É pela linguagem que fazemos as descobertas de meios pessoais de comunicação com o outro. Sem isso, nos desumanizamos reciprocamente. Ou seja, sem comunicação, não há humanização. A humanização depende de nossa capacidade de falar e de ouvir, depende do diálogo com nossos semelhantes. Para desenvolver a humanização será necessária uma ferramenta imprescindível, o voluntário.
O Projeto conta atualmente com 120 voluntários e têm por finalidade atender pacientes internados em leitos hospitalares, Orfanatos, Asilos, APAE, Reeducação no Trânsito e Palestras de Humanização Hospitalar, Empresariais e Instituição de Ensino.

OBJETIVO:

DSCF3780Pesquisas comprovam que o ato de rir é muito complexo e faz bem para a saúde. Rir além de promover uma sensação agradável enorme faz um bem enorme ao coração, aumentando a circulação sanguínea. Os efeitos de uma risada podem ser sentidos no aspecto fisiológico, quando atua no sistema cardiovascular promove uma queda de pressão decorrente da vasodilatação das artérias. As pessoas que apresentam maior senso de humor têm seus níveis de stress reduzidos e até mesmo uma dor aparente.
O bom humor atua no sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados. Quanto aos benefícios psicológicos do riso estes podem ser sentidos quando algumas emoções negativas como: medo, tristeza e raiva são expressas inofensivamente pela risada. Rir é o melhor remédio.
A Bíblia diz: “Um coração feliz é tão bom quanto um remédio, mas um espírito abatido corrói os ossos.”.
Com base na mudança da qualidade de vida, o objetivo é oferecer a população um centro de atendimento humanizado e gratuito.
Os integrantes que compõem o Projeto são voluntários que buscam dividir e levar amor ao próximo compartilhando assim um pouco de alegria com pessoas que se encontram hospitalizadas ou residindo em entidades assistenciais.
O Projeto conta ainda com parcerias de empresas e profissionais liberais que prestam auxílios dentro de suas áreas específicas.

PÚBLICO BENEFICIADO:

DSCF3777A forma de atuação está divida da seguinte forma: SOS ALEGRIA, SOS ALEGRIA TRÂNSITO, SOS ALEGRIA KIDS, SOS ALEGRIA BOA IDADE, SOS ALEGRIA APAE, SOS ALEGRIA SAÚDE MENTAL, SOS ALEGRIA DANCE/TEENS, SOS ALEGRIA MUSICAL.
Nos hospitais o SOS ALEGRIA contagia não somente os pacientes, mas também funcionários e médicos amenizando assim o stress do dia a dia, diminuindo o consumo de medicamentos, melhorando o atendimento e o convívio entre todos.
Nos orfanatos o SOS ALEGRIA KIDS atua de forma lúdica com contações de histórias dinâmicas e brincadeiras direcionadas, “Momento Pipoca” onde são exibidos filmes infantis.
Nos asilos o SOS ALEGRIA BOA IDADE atua com atividades direcionadas como: Moda de Viola, Bingos, Dia da Beleza onde os vovôs e vovós recebem tratamento Vips de beleza e acima de tudo muito carinho a atenção, pois na maioria das vezes o que eles mais necessitam é de alguém que possa ouvi-los.
Nas APAES o SOS ALEGRIA APAE, fazemos parte da grade curricular da Entidade de Ourinhos atendendo todas as sextas-feiras nos períodos: manhã e tarde. As atividades são direcionadas visando às necessidades de cada setor da entidade.
No SOS ALEGRIA SAÚDE MENTAL, é feito uma pesquisa sobre os transtornos de cada paciente, deste modo, visando promover atividades de integração e socialização.
No SOS ALEGRIA TRÂNSITO o objetivo é a reeducação e orientação no trânsito visando à diminuição das estatísticas de acidentes.
No SOS ALEGRIA DANCE/TEENS o objetivo é promover através da dança a socialização e disciplina aos jovens e crianças carentes. É oferecido ainda ao jovem interno especificamente do Lar dos Meninos Santo Antonio, cursos profissionalizantes adquiridos através de parcerias e aula de Jiu Jitsu.
No SOS ALEGRIA MUSICAL são ministradas aulas de violão as crianças carentes com aptidões musicais.

IMPACTO:

Atualmente são efetuados aproximadamente 2.500 atendimentos mensais incluindo instituições e trabalhos itinerantes. São assistidas pelo Projeto as cidades: Ourinhos – Sede do Projeto, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Chavantes, Piraju e Jacarezinho-PR. Todos os anos o Projeto promove a Campanha Natal de Alegria onde são oferecidos brinquedos as crianças carentes. Devido à credibilidade do Projeto e o reconhecimento da sociedade pelos trabalhos realiados, o número de doações cresce a cada ano o que aumenta o número de crianças beneficiadas.

PARCERIAS E INTERFACES:

Laboratório de Análises Dr. Monzilo
Ótica Nacional
Ótica e Relojoaria Tesouro
Cyber Ensino
Uniclin Atendimento dentário
Cartuchos Brasil
Jocko’s Confecções
Escritório Apolo Contabilidade

Coordenador do projeto: Eduardo Novelli
Fone: ( 14) 9637-4689 (14 ) 8106-3499

comentários (6)

  • Alexandre

    Admiro o trabalho da SOS ALEGRIA! São de atitudes sociais e altruístas como essas que a comunidade de um bairro, município, região necessitam! Parabéns!

  • Paulo fernandes

    isso é que amor pelo próximo,que JESUS,esteja sempre a frente de suas vidas,e que o trabalho de vocês todos do sos alegria,e que mais pessoas tenha este tipo de atitude,em favor das pessoas necessitadas não só de ourinhos mais do Brasil todos.

  • Donizete Ruiz Pinha - Uraí

    Esses carinhas são demais. Obrigado a cada um de vocês pela dedicação e carinho ajudando a semear felicidades e conhecimentos a cada canto de nossa região. Que Deus abençoe vocês.

  • Anderson Menardi

    Projeto abençoado e iluminado, faço parte dessa família, que a cada dia cresce mais e mais. Dois anos e meio no SOS ALEGRIA, e agradeço pela confiança a que deram ao Dr. Magnum Pyrol, personagem que consegui dar vida com a ajuda de todos. Conseguimos logo no comecinho do Dr. Magnum levar o projeto para Santa Cruz, e isso foi maravilhoso. Obrigado Eduardo Novelli e a todos os integrantes que já passaram pelo projeto ou aqui ainda permanecem … bjokas doces na ponta do nariz.

    Dr. Magnum Pyrol®

  • Vanessa

    Parabéns à Equipe SOS Alegria que realiza esse trabalho tão grandiosamente, com dedicação, amor ao próximo, carinho, repeito e seriedade.

  • Ana Paula

    Parabens.. muito lindooo o que vcs fazem …Deus abencoe muitooo vcs…no coracao desses “palhacinhos” esta o amor de Deus escondido por tras de cada gesto…aparentemente “palhacinhos”…mas certamente sao anjos de Deus aqui na terra..abracao :D

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo