Núcleo de Psicologia do Trabalho das FIO representa uma importante oportunidade de estágio para os alunos Reviewed by Momizat on . Os alunos do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) contam com várias oportunidades de estágio, fundamentais para a formação profission Os alunos do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) contam com várias oportunidades de estágio, fundamentais para a formação profission Rating: 0
Você está aqui:Home » Ourinhos » Núcleo de Psicologia do Trabalho das FIO representa uma importante oportunidade de estágio para os alunos

Núcleo de Psicologia do Trabalho das FIO representa uma importante oportunidade de estágio para os alunos

Os alunos do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) contam com várias oportunidades de estágio, fundamentais para a formação profissional.
Uma delas é o Núcleo de Psicologia do Trabalho que funciona no Centro de Estudos e Práticas em Psicologia das FIO, situado na rua Rio de Janeiro, 905, próximo ao prédio do Colégio Santo Antônio Objetivo.
O professor doutor Marcos Casadore, supervisor do Estágio Profissionalizante em Psicologia do Trabalho e Organizacional neste primeiro semestre de 2018 que divide a tarefa com o professor mestre Matheus Viana, destaca a importância dessa atividade para a consolidação dos conhecimentos dos alunos.
“O Núcleo conta com a participação de alunos dos últimos anos do Curso que optaram pela ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Durante um ano e meio, os alunos estagiários têm a oportunidade de aliar a teoria com a prática e vivenciar uma experiência que muito contribuirá para o seu futuro profissional”, explica o professor.
O Núcleo atua em processos organizacionais em recursos humanos junto às empresas públicas e particulares.
De acordo com o professor Marcos, as reuniões de supervisão e algumas das práticas dos estagiários são realizadas no Centro de Estudos, porém, a maioria das práticas são desenvolvidas em empresas e instituições em que prestam serviços.
“Para os alunos a maior contribuição do estágio é a possibilidade do contato com o mercado de trabalho, através das atividades práticas na área de RH e abertura de um campo para uma eventual contratação, e para a comunidade é poder usufruir a prestação de serviços que as FIO estão colocando à disposição dos empresários”, afirma o professor.
Para a aluna Isabella Baltus, do 5º ano de Psicologia, uma das estagiárias do Núcleo, trata-se de uma experiência rica que vai ajudar a construir a base para a atuação profissional, por possibilitar a prática da teoria, complementando e enriquecendo a formação acadêmica.
Segundo Bárbara Nagano, também do 5º ano, toda a ansiedade que cerca o momento do estágio faz com que o aluno conheça a realidade do mercado de trabalho, ajudando a preparar para o futuro profissional.
O aluno Ruberval Pereira de Oliveira, também está gostando muito da experiência de participar do Núcleo. Ele explica que o aluno chega inseguro, mas no decorrer do estágio descobre que tem condições de colocar em prática a teoria, o que enriquece o aprendizado e ajuda a preparar melhor o aluno para a atuação profissional.
O Núcleo de Psicologia do Trabalho realiza intervenções pontuais e pré-determinadas e oferece os seguintes serviços: Análise e Descrição de Cargos; Avaliação Geral de Desempenho, Pesquisa de Clima Organizacional; Seleção e Treinamento de Pessoal.
Análise e descrição de cargos – A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo de recrutar e selecionar pessoal, dando apoio para uma possível administração de salários, facilitando assim, o entendimento de cada cargo que compõe a estrutura organizacional.
Avaliação Geral de Desempenho – A avaliação de desempenho tem grande importância para os funcionários e também é valiosa para as empresas. Nas duas situações, esse recurso possui vital significância, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber um feedback sobre seu desempenho, possibilitando sua melhoria e, para as empresas, cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, gerando melhores resultados organizacionais.
Pesquisa de Clima Organizacional – Trata-se do levantamento sobre o clima organizacional, considerado como parte inerente ao processo para avaliação da satisfação e bem-estar dos trabalhadores. A leitura panorâmica do Clima tem como objetivo a identificação e análise de aspectos e questões que perpassem as relações interpessoais e a dinâmica do trabalho, muitas vezes tendo como consequência algumas baixas na produtividade, ou mesmo questões referentes à saúde ou mal-estar dos trabalhadores.
Seleção de Pessoal – Proposta de seleção de pessoal, que identifica, através de métodos e técnicas psicológicas, algumas características individuais dos candidatos recrutados e interessados num cargo disponível, auxiliando a empresa contratante a tomar decisões sobre sua escolha. Também há a possibilidade de auxílio no processo prévio de recrutamento.
Treinamento de Pessoal – Treinamentos referentes à relação interpessoal, como forma de fornecer subsídios que proporcionam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e conceitos referentes ao público. Relaciona-se, portanto, diretamente, à otimização no trabalho, a fim de manter um bom desempenho dos trabalhadores no que se refere ao contato com o próximo. A proposta pode se voltar às relações em equipe ou no lidar com o público.

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo