Novembro Azul: A saúde do homem deve ser priorizada, sempre Reviewed by Momizat on . Dando continuidade ao trabalho de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata a Equipe de Comunicação conversou com Hélida Cassiana de Oliveira, enf Dando continuidade ao trabalho de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata a Equipe de Comunicação conversou com Hélida Cassiana de Oliveira, enf Rating: 0
Você está aqui:Home » Ourinhos » Novembro Azul: A saúde do homem deve ser priorizada, sempre

Novembro Azul: A saúde do homem deve ser priorizada, sempre

Dando continuidade ao trabalho de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata a Equipe de Comunicação conversou com Hélida Cassiana de Oliveira, enfermeira oncológica do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos que atende no Hospital Dr. Monzillo.

helida - oncologia

O que é a campanha do novembro azul?
Essa campanha tem o intuito de orientar os pacientes na prevenção do câncer de próstata. Como é uma doença silenciosa, muitos demoram a perceber os sintomas.
Ela começa com retenção urinária e há um volume da próstata e aí começam a procurar o médico para fazer exames.
Quais são os exames que os pacientes devem procurar?
Os exames feitos são o PSA – Antígeno Prostático Específico, que através do resultado dele o médico pode pedir exames complementares como um ultrassom de próstata ou uma tomografia de pelve para avaliar o tamanho e o peso dessa próstata. Em alguns casos mesmo fazendo a hormonioterapia a próstata não diminui e é necessário fazer a cirurgia, que é a castração. A maioria dos pacientes não gostam de fazer porque dizem que deixa impotente, mas as vezes não interfere em nada.
Podemos falar em causas para o câncer de próstata?
Muitas vezes pode ser hereditário ou um desequilíbrio hormonal que faz crescer essa próstata, pois é o hormônio. Os pacientes que têm o câncer de próstata não vão morrer disso, porque essa doença não mata. É uma disfunção hormonal que aumenta os níveis de testosterona e apresenta o câncer de próstata.

Como os pacientes podem se prevenir do câncer de próstata?
A partir dos 45 anos de idade o paciente precisa coletar o PSA – Antígeno Prostático Específico, que é um exame de sangue e através desse exame, anualmente, o médico vai avaliando. Se começa a subir os níveis o médico vai pedir exames mais complementares que é o toque retal ou a ultrassom de próstata.
A maioria dos homens tem medo de vir ao médico porque acham que de início já vai ter que realizar o exame de toque retal, mas não necessariamente, pois primeiro começamos a investigação com exames de sangue para avaliar a taxa hormonal e se está estiver alterada ou se o paciente começar a apresentar sintomas de retenção urinária, aí sim o médico vai pedir o exame de toque retal para ver se a próstata está aumentada. O exame de toque retal é desconfortável, mas é um procedimento simples e rápido que ajuda muito no diagnóstico precoce do câncer de próstata

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo