LIBRAS, A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS Reviewed by Momizat on . A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Le A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Le Rating:
Você está aqui:Home » Notícias » LIBRAS, A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

LIBRAS, A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte.

O Portal Mais Ourinhos, realizou uma entrevista com a Intérprete de libras, Adriana Oliveira Romão, que atualmente trabalha na TV Câmara de Ourinhos, interpretando o que ocorre nas Sessões Ordinárias do poder legislativo na cidade, para surdos que acompanham pela TV.

291757_104256036352543_592590616_n“Este trabalho é muito especial, pois vem sendo solicitado em todo o Brasil.

Em minha opinião, o intérprete de libras consegue transmitir uma verdade que emociona e nos faz pensar profundamente sobre valores e o quanto temos feito pelo nosso semelhante.

Meu objetivo e minha alegria é oferecer as pessoas que não tem a escuta levar o som no silêncio para que ele possa entender o que está sendo falado e não entendido por ele.

A língua de sinais é uma forma de expressão, ela é independente de língua portuguesa ou de qualquer língua oral, é uma língua com estrutura própria.

Quando eu tinha 20 anos de idade, estava na igreja onde frequentava (Assembléia de Deus) e um grupo de surdos da cidade de Marília/SP, estiveram ali para visitar-nos. Foi meu primeiro contato visual e foi emocionante os ver louvando e adorando a Deus com as mãos.

Desde então eu senti necessidade de me comunicar com eles, estudei a linguagem de sinais( Libras), fiz vários cursos para especialização e formação para intérprete. Depois da minha formação criei vários grupos de coreografia com coral de surdos, andei por todo o Brasil fazendo apresentações, ministrei muitos cursos básicos de libras, dei assistência espiritual e social, trabalhei em algumas entidades e depois que voltei para Ourinhos, tive a oportunidade de trabalhar na TV Ourinhos e posteriormente fui contratada pela Câmara Municipal de Ourinhos, para interpretar as sessões legislativas.

Ainda hoje, ministro cursos básicos de libras e não parei de desenvolver trabalhos com surdos. Na atualidade, fico feliz porque a sociedade está vendo os surdos de uma forma diferente, pois, antes eles eram isolados, as pessoas pensavam que a Língua de Sinais era uma língua gestual (apenas gestos ou códigos), mas não é, são palavras, frases, hoje os surdos são valorizados, a mídia ajuda na conscientização.

De acordo com a Lei nº 12.319 de 01/09/2010, foram regulamentadas a profissão de tradutora e intérprete de libras. A intérprete serve de ponte entre os surdos. O objetivo é de estabelecer a comunicação entre ambos.

Assim, se o Decreto nº 5.626/2005 for cumprido, veremos em todos os Órgãos Públicos, hospitais, escolas, etc., a atuação desses profissionais, ocorrendo à comunicação entre pessoas surdas e ouvintes e proporcionando acessibilidade aos mesmos.

A Câmara Municipal de Ourinhos foi a pioneira na inclusão, o Vereador Edvaldo Lucio Abel, sentiu a necessidade das libras na TV-Câmara, para incluir os surdos e hoje o atual presidente da Câmara – Vereador Lucas Pocay, deu continuidade a inclusão dando apoio e lutando pela comunidade surda de Ourinhos.

Hoje, os surdos de Ourinhos tem a oportunidade de acesso as sessões legislativas da Câmara, alguns participam das sessões toda segunda-feira, outros preferem assistir pela TV, podendo eles escolher.

E me sinto feliz, por essa conquista!”

comentários (6)

  • Anderson Lima (vermelho)

    Bom,antes de mais nada gostaria de dizer que é uma honra falar da Adriana como pessoa e profissional, assim como do proprietário deste site, Neno Batista.
    Pessoas,que além de agregar valores a nossa cidade, demonstram competência e acima de tudo “CARÁTER E PERSONALIDADE”.
    Grande é a virtude desta profissional “ADRIANA”, que optou em determinada fase de sua vida, a olhar para os surdos, a capacitar-se no estudo de libras, no intuito de orientar e ajudar as pessoas e famílias com deficiência auditiva. Sensibilidade é a mesma, deste grande profissional na pessoa de,”NENO BATISTA”. A qual publicou esta “MARAVILHOSA” matéria.
    Abraços, e que permaneçam sempre olhando para frente, não olhem nem pra esquerda e nem pra direita, sempre reto!

    Atenciosamente,

    Anderson Lima (vermelho)

  • olivia

    Acho este trabalho magnifico!!
    parabéns para a câmara que tem esta conquista.. e parabéns para a Adriana conheço ela e merece tudo de bom nessa vida é uma menina simples que amamos..e parabéns ao Neno pela bela reportagem!!!

  • EVANDRO NUNES FARIA

    Deixo aqui as minhas palavras de apoio e parabenização para minha amada Adriana.
    Como esposo, tenho acompanhado uma parte de sua história, onde pude olhar com outros olhos a LIBRAS, sendo certo que ela tem executado com amor e profissionalismo esta missão confiada em suas mãos.
    Parece fácil e simples, mas, só quem já iniciou um curso de LIBRAS sabe o quanto é difícil.
    Por isso minha amada, parabenizo por essa vocação! É mérito seu, pois você acreditou em um sonho e se tornou realidade, beneficiando aquelas pessoas que vivem em “seu silêncio”, mas quando recebem a linguagem falada em sinais, conseguem receber informações.
    Deixo aqui também, meus parabéns ao jornalista Neno Batista, por abrir espaço neste site a um tema tão importante em nossa sociedade, por se tratar da inclusão de pessoas desta natureza.

  • Lilian

    Segundo especialistas, o intérprete de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – está em alta no mercado de trabalho.
    Assisto toda segunda as sessões sem libras as sessões fica até sem graça!!! rsrsr….acho lindo este trabalho estou me especializando também!Adorei a reportagem:)

  • Aline Fernanda

    Minha querida e iluminada amiga Adriana, sabemos o quao importante e’ esse trabalho, o de levar a voz aos que estao no silencio….meus parabens, e sucesso amada…

  • Melissa

    Parabéns a todos os que usam as mãos e o corpo como instrumento de comunicação com os surdos. Mas é transmitir sentimentos, emoções a ‘voz’ de quem fala de forma que o surdo compreenda mensagem.

    Dia 26 de Julho é comemorado o dia do intérprete de Libras- Língua Brasileira de
    Sinais.
    Dri hoje é seu dia te admiro acho você a melhor intérprete de Ourinhos!!!Falo sem medo de errar!! te conheço sei da tua história por isso te admiro tanto Deus te abençoe você é ESPECIAL.

    PARABEEEEEEEEEEENS PELO SEU DIA!

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo