Hábitos saudáveis podem evitar o câncer Reviewed by Momizat on . O Espaço Saúde Drogalar, neste mês, tem a participação do médico oncologista clínico e do trabalho, Nilson Bruno Evangelista, de Avaré (SP).   De acordo com o m O Espaço Saúde Drogalar, neste mês, tem a participação do médico oncologista clínico e do trabalho, Nilson Bruno Evangelista, de Avaré (SP).   De acordo com o m Rating: 0
Você está aqui:Home » Colunas » Hábitos saudáveis podem evitar o câncer

Hábitos saudáveis podem evitar o câncer

ONCOLOGISTAO Espaço Saúde Drogalar, neste mês, tem a participação do médico oncologista clínico e do trabalho, Nilson Bruno Evangelista, de Avaré (SP). 

 De acordo com o médico, o câncer é uma doença de envelhecimento celular. Com o aumento da expectativa de vida, o brasileiro vive em média 80 anos, cresceu a incidência do câncer de próstata, assim como o câncer de mama, cólon e os linfomas.

Estas são as quatro principais doenças observadas.

 “O câncer nada mais é do que o desarranjo do código genético da célula”, comenta o oncologista. O câncer de pulmão também é bastante incidente e, em 99% dos casos, ocorre em pessoas que são ou foram viciadas no cigarro. “Definitivamente, o cigarro é a causa mais evitável de câncer na atualidade”, pontua o médico.

 Está comprovado que estilo de vida, alimentação e prática de exercícios contribuem para com a saúde. “Levar uma vida saudável nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios. A gente tem que fazer exercícios físicos ao menos quatro vezes por semana, como caminhadas, natação, hidroginástica, ou qualquer tipo de atividade, cada uma indicada para o perfil de cada pessoa”.

 NOVIDADES

Na área de oncologia, as novidades são constantes. No entanto, a maioria das pesquisas está em estágio preliminar. As pesquisas de centros de estudos norte-americanos reúnem milhares de indivíduos que são submetidos a tratamentos diferentes. “Este aprendizado é trazido de lá para ser aplicado no nosso dia a dia”, diz o médico.

 A terapia-alvo é a tendência no momento. No câncer de mama, por exemplo, são estudadas várias substâncias, de como elas interferem nos processos da formação do câncer. Se estas substâncias vão retardar ou até impedir o aparecimento de clones de células que possam ser resistentes aos tratamentos.

 TRATAMENTO

O tratamento para a doença é a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Esses tratamentos podem ser feitos isoladamente ou associados. Todos os tratamentos atuais visam a qualidade de vida. “Não adianta fazer um tratamento agressivo num paciente debilitado, se vai levar ao sofrimento. Cabe a nós, médicos, encontrar uma forma balanceada que possa proporcionar ao paciente a qualidade de vida. Muitas vezes não conseguimos a cura, mas o supremo controle da dor, do mal estar e da melhora do apetite. Tenho pacientes que, após cinco anos afastados do trabalho, conseguiram a recuperação e voltaram ao trabalho”, conta.

 

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo