Como surgiu Os independentes, o grupo que criou o maior rodeio do Brasil Reviewed by Momizat on . Se você é amante de rodeios e está sempre disposto a conhecer mais sobre a história desses eventos, com certeza já ouviu falar a respeito de “Os Independentes”. Se você é amante de rodeios e está sempre disposto a conhecer mais sobre a história desses eventos, com certeza já ouviu falar a respeito de “Os Independentes”. Rating: 0
Você está aqui:Home » Musica » Como surgiu Os independentes, o grupo que criou o maior rodeio do Brasil

Como surgiu Os independentes, o grupo que criou o maior rodeio do Brasil

Se você é amante de rodeios e está sempre disposto a conhecer mais sobre a história desses eventos, com certeza já ouviu falar a respeito de “Os Independentes”. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem esse grupo de grande importância na história do rodeio mais conhecido no Brasil e no mundo, o Rodeio de Barretos. Resolvemos selecionar as melhores informações sobre quem são eles, e qual sua importância no universo country brasileiro. Confira:

Como surgiu Os Independentes?

Na ano de 1955, um grupo de 20 jovens, fundaram “Os Independentes”, na cidade de Barretos (SP). O grupo surgiu com a intenção de arrecadar recursos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade. Para fazer parte dessa sociedades era necessário:

  • ser maior de 22 anos,
  • solteiro
  • independente financeiramente.

Ficou, também, estabelecido na época o mandato do presidente, que seria de um ano, podendo prorrogar por mais um. Antonio Renato Prata, por ser o autor da idéia, foi o primeiro presidente.

Já no ano de 1956, com a proximidade do aniversário da cidade, o grupo criou a 1° edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O evento contava com música, comida, gincanas e também doma de cavalos, que se tornou a grande atração da festa. Porém, por ser a primeira festa o cenário era um pouco diferente do que estamos acostumado hoje. O espaço era muito menor com uma grande lona e uma quantidade baixa de pessoas. Porém, o sucesso foi garantido, que a cada ano que se realizava o evento, mais e mais peões e pessoas apaixonadas pelo country apareciam na festa. Atualmente, é a festa de peão mais aguardada pelos sertanejos e amantes da boa música, comida e diversão.

Atualmente, quem são Os Indepentendentes?

Os Independentes são um grupo de pessoas que fazem parte da administração de todos os assuntos que sejam relacionados com a maior festa de rodeio que existe no país, que é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Porém, essa grande festa não começou do nada. Por trás do grande evento de Barretos, que reúne milhares de pessoas, está a luta e empenho diário de muitos homens que dedicaram suas vidas à esse feito.

Foto: Globo

Curiosidades

  • Em 1964, a Festa de Barretos é declarada por Decreto Estadual como de “Utilidade Pública” pela importância econômica para o município.
  • Em 1967, “Os Independentes” conseguem adquirir sua sede própria. Um casarão no centro da cidade, construído em 1912.
  • Em 1968, o grupo mudou seu estatuto. A partir daquele ano os membros poderiam se casar, apesar de que, para ingressarem no corpo associativo teriam que ser solteiros.
  • A Volkswagem do Brasil foi o primeiro patrocinador oficial do rodeio brasileiro de Barretos.
  • Em 1980 o clube amplia seu patrimônio com a aquisição de uma gleba de 40 alqueires para a instalação do Parque do Peão.
  • Em 1989 foi inaugurado o Estádio de Rodeios, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil espectadores sentados.
  • Em 1994 aconteceu o primeiro evento internacional com presença de peões americanos, canadenses e australianos. Este acontecimento tornou possível a Barretos, sediar uma das etapas da P.B.R.

Matéria do portal http://blog.brasilcowboy.com.br/curiosidades/os-independentes/

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo