APAE DE SÃO PAULO promove Fóruns Municipais para gestores do projeto“Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com deficiência” em Ourinhos Reviewed by Momizat on . Evento reunirá autoridades para elaboração de um plano de ação sobre os direitos das pessoas com deficiência   A APAE DE SÃO PAULO promove no dia 19/10, às 9h, Evento reunirá autoridades para elaboração de um plano de ação sobre os direitos das pessoas com deficiência   A APAE DE SÃO PAULO promove no dia 19/10, às 9h, Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » APAE DE SÃO PAULO promove Fóruns Municipais para gestores do projeto“Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com deficiência” em Ourinhos

APAE DE SÃO PAULO promove Fóruns Municipais para gestores do projeto“Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com deficiência” em Ourinhos

Evento reunirá autoridades para elaboração de um plano de ação sobre os direitos das pessoas com deficiência

 

A APAE DE SÃO PAULO promove no dia 19/10, às 9h, na APAE de Ourinhos, o “Encontro de Pactuação com Gestores Municipais”. Durante o encontro, serão planejadas medidas de defesa dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, além da definição do calendário dos Fóruns que serão realizados na nova fase do Projeto Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência da APAE DE SÃO PAULO. O evento reunirá secretários municipais, gestores, diretores e coordenadores das diversas áreas da administração municipal.

 

No primeiro semestre de 2017, o Projeto impulsionou a construção de um fluxo de encaminhamento dos casos de violência, assim como discussões das temáticas relacionadas à deficiência, violência e a importância do trabalho em rede. Os encontros de articulação do projeto têm o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente com deficiência e também mobilizar autoridades municipais para assinarem uma Carta de Intenções, visando implementar políticas públicas que assegurem os direitos da população com deficiência.

 

A continuidade do projeto se dá após a conquista de um termo aditivo com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA, no qual município de Ourinhos foi novamente contemplado para receber novas ações.

 

Dados estatísticos

 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e com o Banco Mundial (2012), as pessoas com deficiência encontram barreiras no acesso aos direitos humanos fundamentais como saúde, transporte, educação, moradia e emprego, sendo excluídas. Para a supervisora do programa Todos Pelos Direitos da APAE DE SÃO PAULO, Deisiana Campos Paes, “as pessoas com deficiência ficam mais vulneráveis à violência direta e violação de seus direitos, devido às dificuldades de elaboração e comunicação dessas experiências”. Segundo dados do último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, só no Estado de São Paulo, vivem mais de 503 mil pessoas com Deficiência Intelectual.

 

 

 

Serviço:

Encontro de Pactuação com Gestores Municipais e APAE DE SÃO PAULO (Fóruns Municipais da Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência)

Data:19 de Outubro

Horário:das 9h às 10:30h

Local: APAE de Ourinhos- Rua Três de Maio, 528 – Vila Margarida

Contato: Ohana Merlo – Articuladora Social, (11) 99907-2836 ohana.merlo@apaesp.org.br

 

Sobre o programa Todos Pelos Direitos

 

O programa Todos Pelos Direitos, iniciado em 2011, tem como objetivos: incidir em políticas públicas visando à proteção, promoção e garantia dos direitos da pessoa com Deficiência Intelectual e mobilizar os atores da rede de proteção e defesa dos direitos para identificar e intervir em situações de violência e violação de direitoscontra pessoas com deficiência. O programa Todos pelos Direitos faz parte do Núcleo de Políticas Públicas e Advocacy da APAE DE SÃO PAULO e atua com a parceria do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 56 anos, promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

Deixe um comentário

© 2015 Todos os direitos reservados para NB Produções

Voltar para o topo